História


Bom.. Não adianta nada eu postar e postar sem explicar oq é capoeira e como ela surgiu não é mesmo?? 

Raízes africanas

A história da capoeira começa no século XVI, quando o Brasil era colônia de Portugal. A mão de obra dos Africanos foi muito utilizada no brasil principalmente nos engenhos (fazendas de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da Angola, faziam muitas danças ao som de músicas.

No Brasil 

Quando chegaram ao Brasil, eles tiveram que desenvolver formas de proteção contra os castigos dos senhores do engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos senhores-do-mato que usavam um meio de captura muito violenta.
Os senhores do engenho proibiam os escravos de praticarem qualquer tipo de luta. Assim eles começaram a usar o ritmo e as danças que praticavam na África. Assim surgiu a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança, foi um importante meio de resistência cultural e fisica dos escravos brasileiros.
A pratica de capoeira acontecia em senzalas e galpões (que serviam de dormitório para os escravos), e além de alivio de estresse do trabalho, também servia para manter a saúde fisica. Muitas vezes eram praticados perto de arbustos chamados de capoeira oi capoeirão, e foi assim que surgiu o nome.
Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro

Três estilos da capoeira 

A capoeira tem três estilos que são diferentes nos movimentos e no ritmo musical. A capoeira angola tem um ritmo mais lento, movimentos mais baixos (próximo ao chão) e cheio de malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado hoje em dia..

No dia 3 de agosto é Dia do Capoeirista.

Boom pra quem quiser mais explicado acessa o link aee: http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm





Nenhum comentário:

Postar um comentário